Eu, Deficiente


Nasci de um jeito
Um Jeito especial
Eu tenho síndrome de down

Eu não sou alérgico
Eu não sou patético

Eu sou paraplégico

Eu não consigo te dar um abraço
Eu não consigo dar laço
Eu nasci sem meus braços.

sim, somos diferentes
Somos deficientes
Mas também somos gente!


Pesquisar este blog

Quem sou eu

Minha foto
SANTA Mª DA BOA VISTA, PE, Brazil
Sou muito simples. Gosto de amizade sincera. Adoro o Deus que sirvo e amo minha família. Tenho Licenciatura em geografia desde 2000. Concluir minha pós em 2004 na área de Psicopedagogia, Sou concursada como professora de 1ª a 4ª e como professora de 5ª a 8ª em Geografia. Tenho experiência de 4 anos na Biblioteca Municipal da minha cidade. Trabalho como professora de educação Especial desde 1996, sou pioneira da área de educação Especial de santa Maria da Boa Vista.Atualmente, faço Atendimentos de AEE Infantil para 10 alunos de 3 a 9 anos, matriculados no Ensino Regular. Hoje posso dizer que realmente achei meu lugar, profissionalmente falando: Sou professora de Educação Especial com orgulho!!!

quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

DEFICIÊNCIA VISUAL

COMO PREVENIR E IDENTIFICAR PROBLEMAS VICUAIS NA INFÂNCIA

O QUE DEFICIÊNCIA VISUAL/CEGUEIRA?


A cegueira é a falta do sentido da visão, podendo ser total ou parcial. Existem vários tipos de cegueira dependendo do grau e tipo de perda de visão, como a visão reduzida ou a cegueira(de um olho).

Quais as principais causas da deficiência visual/cegueira?

- Questões Hereditárias, incompatibilidade sanguínea(fator Rh)
- Sífilis, toxoplasmose, herpes, rubéola
- Sequelas de sarampo, caxumba, meningite
- Problemas no parto, prematuridade, sofrimento fetal
- Catarata congênita
- Glaucoma congênito
- Acidentes/traumas no olho
- Uso de medicação sem prescrição médica
- Tumores oculares

A maioreia das causa são evitáveis e/ou tratáveis sem deixar sequelas.
Se suspeitar de algum problema, oriente a pessoa responsável pela criança para que procure atendimento com médico oftalmologista.



como prevenir?

Antes da gestação:

- Vacinar-se contra rubéola, sarampo, etc;
- Realizar exames laboratoriais(sífilis, toxoplasmose, hemograma, tipagem saguínea).

Durante a gestação

- Evitar a exposção a Raio X;
- Evitar o uso de drogas, álcool e cigarro;
- Usar medicamentos somente com prescrição médica;
- Realizar pré-natal;
- Alimentar-se adequadamente.

Durante o nascimento


- Procurar atendimento médico-hospitalar (obstetra e pediatra).

Após o nascimento


- Realizar o teste do pezinho (Fenilcetonuria)
- Realizar acompanhamento pediátrico;
- Obedeça o calendário de vacinação de seu filho;
Evitar o uso de medicamentos sem prescrição médica;
- Evitar o excesso de oxigenação dos prematuros ( em incubadoras).

Quando suspeitar de problemas visuais?

O BEBÊ
- Nasceu antes do tempo ou com peso baixo de 1.500g ou teve problemas respiratórios que necessitaram tratamento com oxigênio(incubadora). Ele poderá desenvolver retinopatia da pramaturidade.
- Deixa de procurar fontes de luz, acompanhar visualmente pessoas, objetos, fazer movimentação de mãos frente aos olhos, movimentar o corpo em reação a estímulos, estender os braços.

A CRIANÇA

- Lacrimeja constantemente.
- Tem horror á claridade.
- Tem olhos muito grandes e azulados(glaucoma).
- Os olhos oscilam de um lado para o outro.
- Tem mancha branca na pupila(catarata).
- Quando tiver desvios de um ou ambos os olhos desde o nascimento.
- A criança cai muito, tropeça nos cantos dos móveis ou em outros objetos.
- Quando aperta os olhos para ver melhor à distancia.
- Quando sentar muito perto da televisão.
- A criança aproxima do rosto o livro ou caderno para olhar desenhos ou rabiscar.
- Quando se queixar de dores de cabeça ou quando tiver os olhos irritados, após ver televisão ou gravuras.

Nenhum comentário: