Eu, Deficiente


Nasci de um jeito
Um Jeito especial
Eu tenho síndrome de down

Eu não sou alérgico
Eu não sou patético

Eu sou paraplégico

Eu não consigo te dar um abraço
Eu não consigo dar laço
Eu nasci sem meus braços.

sim, somos diferentes
Somos deficientes
Mas também somos gente!


Pesquisar este blog

Quem sou eu

Minha foto
SANTA Mª DA BOA VISTA, PE, Brazil
Sou muito simples. Gosto de amizade sincera. Adoro o Deus que sirvo e amo minha família. Tenho Licenciatura em geografia desde 2000. Concluir minha pós em 2004 na área de Psicopedagogia, Sou concursada como professora de 1ª a 4ª e como professora de 5ª a 8ª em Geografia. Tenho experiência de 4 anos na Biblioteca Municipal da minha cidade. Trabalho como professora de educação Especial desde 1996, sou pioneira da área de educação Especial de santa Maria da Boa Vista.Atualmente, faço Atendimentos de AEE Infantil para 10 alunos de 3 a 9 anos, matriculados no Ensino Regular. Hoje posso dizer que realmente achei meu lugar, profissionalmente falando: Sou professora de Educação Especial com orgulho!!!

segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

DEFICIÊNCIA AUDITIVA

COMO PREVENIR E IDENTIFICAR
DEFICIÊNCIA AUDITIVA


O QUE É DEFICIÊNCIA AUDITIVA/SURDEZ?


Deficiência Auditiva ou surdez é o nome dado á incapacidade ou dificuldade de ouvir. Pode ocorrer devido a vários fatores, antes, durante ou depois do nascimento. A perda auditiva pode variar de leve a profunda e pode causar dificuldades de fala e de linguagem, de aprendizagem da leitura e da escrita, além de outros problemas.


QUAIS SÃO AS PRINCIPAIS CAUSAS DA DEFICIÊNCIA AUDITIVA/SURDEZ?

- antes do nascimento: infecções como a rubéola, sífilis e toxoplasmose, uso de medicamentos, raios-X, problemas genéticos, etc.

- durante o nascimento; falta de oxigênio e outros problemas no parto, uso de medicamentos, etc.

-depois do nascimento; infecções de ouvido (otites), meningite, caxumba, exposição a ruídos intensos, etc.


A SURDEZ DEVE SER
DETECTADA O MAIS CEDO POSSÍVEL

Como prevenir?

- Pelo menos 6 meses antes de engravidar, procure um médico para realizar exames e tomar as vacinas necessárias.
- Faça o pré-natal seguindo todas as orientações do seu médico.
- durante a gravidez evite Raios-X
- Logo após o nascimento, realize o “teste da orelhinha” em seu filho. Este teste é rápido, feito na maternidade e pode detectar a deficiência auditiva precocemente.
- Obedeça ao calendário de vacinação de seu filho.
- Explique para seu filho que não coloque objetos como botões, tampinhas ou feijão no ouvido.
- Não pingue nada na orelha sem orientação médica.
- Não deixe que a criança fique exposta a sons fortes, brinquedos ruidosos, explosões, música alta, etc.
- Se perceber secreção e/ou queixa de dor no ouvido, procure um médico otorrinolaringologista.

Quando suspeitar de problemas de audição?

- o bebê: não se assusta com sons fortes, toque de campainha. Batidas de porta, não acorda com ruído ou conversa.

- A criança não reage a sons ou só reage a sons fortes, vira o ouvido melhor em direção a fonte sonora, ouve rádio ou TV em altura acima do normal.
- possui dificuldade de compreender a fala.
- Apresenta atraso no desenvolvimento de fala.
- Fala em voz muito alta.
- Troca ou omite fonemas na fala ou na escrita.
- È considerada distraída ou desatenta.
- Prefere comunicar-se utilizando gestos e sinais.

EM CASO DE SUSPEITA
PROCURE UM MÉDICO
OTORRINOLARINCOLOGISTA


Caso seu filho tenha deficiência auditiva, não se alarme, pois existem aparelhos auditivos que são capazes de ajudá-lo a ouvir melhor.
Qualquer dúvida ou suspeita, procure uma das unidades abaixo com os seguintes documentos:
-CPF e Identidade (RG) ou certidão de Nascimento;
-Comprovante de Residência;
Telefone para contato;
-CNS (Cartão do SUS);

UNIDADES DE SAÚDE

- IMIP
Rua dos Coelhos,300 – Ilha do Leite Recife – PE – CEP 50070-550 Fone(81)2122-4100 Ramal 4261.

- Unidade Municipal de Saúde Auditiva
Rua Gonçalo Coelho, 507 – Divinópolis Caruaru – PE – CEP 55014-323 Fone; (81)3701-1860.

- Centro auditivo de Petrolina
Rua Crispim Amorim Coelho, 911 –Centro – Petrolina – PE – cep 563000-000 Fone (87)3862-3751.

Nenhum comentário: